Você está aqui: Página Inicial > História

Sua história começou em 1948 quando o fazendeiro Jovelino Canuto Machado (Nenen Rosa) doou o terreno para a construção de uma capela.

Fundadores e primeiros habitantes

Dimas e Antônio José Vieira foram os primeiros habitantes, os quais construíram suas residências à margem esquerda do Córrego  Campestre, isso em 1949. Logo em seguida, outras famílias fixaram  residência também à margem do referido Córrego.

Início da povoação: em 1950 Antônio José Vieira, juntamente com  outros companheiros, construíram uma capela onde rezavam os terços para  os santos de suas devoções. Ainda em 1950, foi celebrada pelo Vigário da Paróquia de Trindade a primeira missa local, que naquela época já tinha a denominação de Povoado do Campestre. Em 1951 existia no Povoado dois  comerciantes, uma escola particular, trinta e cinco casas e a população  de aproximadamente duzentos habitantes.

Origem do nome: devido à povoação ficar à margem do Córrego  Campestre, recebeu assim o mesmo nome do Córrego, o que é conservado até o dia de hoje, acrescido apenas de “Goiás”, ou seja, “Campestre de  Goiás”.

Padroeiro: o padroeiro é São Sebastião, sendo as festividades em seu louvor realizadas anualmente em abril.

Elevação à categoria de distrito: pelo Decreto–Lei Municipal nº  93, de 19 de junho de 1963, e instalado em 18 de agosto do mesmo ano.

Elevação à categoria de município: através das forças política da comunidade e representada pelo vereador Joaquim Rodrigues dos Santos (Zote) na câmera de Trindade, conseguiu junto com outras autoridades a emancipação deste município Pelo Decreto-Lei Estadual nº 4722, de 29 de outubro de 1963, instalado em 1 de janeiro de 1964, Município de Campestre de Goiás, foi desmembrado do município de  Trindade e criado pela Lei nº 4722, de 29 de outubro de 1963. Instalado à 1 de Janeiro de 1964. Seu primeiro prefeito, Oliveiros Lourenço de  Oliveira, nomeado pelo Decreto de 9 de novembro de 1963, publicado no  Diário Oficial de 12 de janeiro de 1964, foi nomeado pelo governador do  Estado, Tte. Cel. Mauro Borges Teixeira, prestou compromisso e tomou  posse em solenidade realizada no Palácio do Governo na Capital do  Estado, em 3 de fevereiro de 1964, juntamente com outros prefeitos de  municípios recém-criados. Entrou em exercício do cargo dia 07 do mesmo  mês e ano.

O primeiro prefeito eleito pelo povo em Campestre de Goiás foi Mizael Gonçalves Cardoso, em 1966.

Base econômica: a agricultura e pecuária são as bases econômicas do  município. Cultivam-se: arroz, milho, feijão, algodão, quiabo e  mandioca. Pecuária: criação de gado bovino e suíno. Atualmente, três  cerâmicas que fabricam tijolos, lajotas e telhas.Ensino: é representado por cinco estabelecimentos de ensino, três  municipais, e dois estaduais: Escolas Municipal Cristo Rei I e II,  Colégio Estadual Castelo Branco e Colégio Estadual Nossa Senhora das  Graças e Creche Municipal Divino Seabra. Sendo esta a primeira escola do Município, construída na década de 50.

Campestre de Goiás

Fundação: 1964